Ansiedade: o que é agorafobia? - Miguel Lucas
Terapias Psicológicas 22/09/2016

Ansiedade: o que é agorafobia?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

A agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade em que você teme e evite lugares ou situações que possam causar-lhe pânico e fazer você se sentir preso, desamparado ou envergonhado. Você teme uma situação real ou antecipada, como usar o transporte público, estar em espaços abertos ou fechados, estar na fila ou estar na multidão.

A ansiedade é causada pelo medo de que não haja maneira fácil de escapar ou obter ajuda se a ansiedade se intensificar. A maioria das pessoas que têm agorafobia, desenvolveram-na depois de ter um ou mais ataques de pânico, fazendo com que se preocupem com um outro ataque e evitem os lugares onde pode acontecer de novo.

Você tem medo de sair de casa?

As pessoas com agorafobia muitas vezes têm dificuldade em se sentir seguras em qualquer lugar público, especialmente onde existem multidões. Este medo compulsivo pode ser extremamente inibidor, e as pessoas que sofrem com isso tendem a desenvolver um padrão comportamental de evitamente de cenários triviais, como ir às compras ou assistir a um show público. Você pode sentir que precisa de um companheiro da sua confiança, como um parente ou amigo, para acompanhá-lo a lugares públicos. O medo pode ser tão esmagador que você pode sentir-se incapaz de sair de sua casa.

É comum para todos nós, às vezes preocuparmo-nos. Mas quando os seus medos o impedem de sair para de casa e você evita lugares porque acha que vai sentir-se mal ou em aflição e não irá conseguir obter ajuda, você pode ter agorafobia. Você pode estar disposto a ir apenas a um número restrito de lugares. Isso reduz as chances de poder vir a sentir um ataque de pânico.

A agorafobia é um transtorno de ansiedade que é muitas vezes referido como: medo incontrolável de espaços abertos.

A agorafobia é geralmente baseada numa preocupação persistente sobre qualquer possibilidade de vir a ter ataques de pânico ou perder o controle em público. Qualquer que seja o caso, o diagnóstico e o tratamento poderão variar.

Com agorafobia, você pode preocupar-se em alguns lugares ou situações:

  • Transporte público (ônibus, trens, navios ou aviões)
  • Grandes espaços abertos (estacionamentos, pontes)
  • Espaços fechados (lojas, salas de cinema)
  • Multidões ou em pé na fila
  • Estar fora de sua casa sozinho

agorafobia

Agorafobia não é o mesmo que fobia social

Na fobia social, o foco da preocupação e o medo são oriundos da incapacidade da pessoa para lidar com a interação social. Na agorafobia é um pouco diferente. Os agorafóbicos, na grande maioria das vezes são bastante capazes de ter um comportamento funcional e adequando na interação social, não experimentando o mesmo tipo de dificuldades no relacionamento com os outros, tal como os fóbicos sociais.

O foco de Agorafobia não é tanto o medo da exposição pública, mas sim o medo incontrolável de ter ataques de pânico ou de perder o controle físico e/ou emocional num ambiente onde a ajuda pode não estar disponível, ser ineficaz ou simplesmente ser embaraçoso.

Existem dois tipos documentados de Agorafobia: com e sem história de transtorno do pânico. Em termos leigos, a distinção entre os dois tipos de agorafobia pode parecer um pouco subtil, mas a partir de uma perspectiva psicológica, há implicações significativas. O curso real de tratamento irá variar dependendo se a pessoa está preocupada com a possibilidade de experimentar um ataque de pânico real ou se nunca teve tal coisa e está apenas com medo de perder o controle em público.

Transtorno de pânico com agorafobia

Para que se confirme o diagnóstico de transtorno de pânico com agorafobia, a pessoa teve de ter ataques de pânico no passado, o que induziu o medo de ter mais episódios de pânico num ambiente público. Além disso, todos os três critérios seguintes devem ser observados:

1. O medo de locais públicos onde possa estar sozinho e desamparado (como em pé na fila do banco, viajando  num ônibus ou atravessar uma ponte).

2. Evitamento recorrente de tais situações, especialmente quando não existe a possibilidade de uma pessoa de confiança estar disponível.

2. O evitamento fóbico não é atribuível a problemas de abuso de substâncias ou transtornos mentais específicos além do transtorno de pânico.

O diagnóstico diferencial entre agorafobia e outros transtornos de ansiedade às vezes é bastante subtil e desafiador, até mesmo para os psicólogos experientes. Por exemplo, se os seus sentimentos de temor parecem manifestar-se apenas quando anda de ônibus (ou pensa em fazer isso), então você pode ter uma fobia específica, em vez de agorafobia. Se os seus medos parecem depender da possibilidade de contaminação fora de casa, então você pode ter TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), em vez de agorafobia.

Agorafobia sem história de transtorno de pânico

A distinção fundamental nesta forma de agorafobia é a não-existência de ataques de pânico reais, embora você ainda possa experimentar sintomas idênticos aos do pânico. Este transtorno é bastante raro em comparação com  a agorafobia regularmente adquirida pelo Transtorno de Pânico, apenas o mínimo de 5% de todos os casos documentados de agorafobia não dependem da presença de ataques de pânico (embora isto, possivelmente aconteça porque, na ausência de pânico, as pessoas sentem-se menos inclinadas a procurar ajuda profissional).

No caso de Agorafobia sem história de Transtorno de Pânico, os pacientes simplesmente evitam certos locais públicos, porque têm medo de perder o controle físico (tal como desmaios ou ter um ataque de diarreia incontrolável, mesmo que nunca tenham realmente experimentado tal coisa ). Embora esta evasão seja geralmente disparada pela presença de um pânico, as pessoas com esta condição não satisfazem todos os critérios que justifiquem um diagnóstico de transtorno de pânico.

Prevalência e tratamento da agorafobia

Estima-se que erca de 2,2% da população nos países desenvolvidos sofre de agorafobia, em algum momento das suas vidas, com o início entre as idades de 20 a 40 anos de idade. A população feminina diagnosticada com agorafobia é aproximadamente duas vezes a da população masculina. Embora ainda não confirmado pela pesquisa, isto verifica-se, possivelmente, devido a estereótipos sociais, sendo que os  homens podem oferecer mais resistência na procura de ajuda por problemas de ansiedade.

Os tratamentos mais eficazes para Agorafobia são a TCC (terapia cognitivo-comportamental) e tratamentos farmacêuticos, os quais têm-se mostrado mais eficaz quando combinados. Em todas as circunstâncias, os medicamentos para a ansiedade são mais utilizados como última opção para cenários extremos de ansiedade.

Você realmente não precisa de medicamentos para superar este problema, e os poucos benefícios que pode obter, provavelmente não serão compensados pela possibilidade de experimentar efeitos colaterais indesejados.

De acordo com vários estudos desenvolvidos em universidades de prestígio, como a Universidade de Oxford e a Universidade da Pensilvânia, a eficácia da TCC de forma única no tratamento de Agorafobia é de 85% a 90%.

A fonte dos seus medos dará indicações para um diagnóstico correto

O diagnóstico de um determinado transtorno de ansiedade dependerá não dos medos que você possa experimentar, mas sim o que a fonte desses medos representa. Você deve ser capaz de ajudar o seu terapeuta a entender exatamente porque possui um determinado medo. Essa descrição irá permitir chegar a um diagnóstico correto e melhorar a rapidez e a taxa de sucesso do seu tratamento.

Por exemplo, vamos supor que você tem uma predisposição a ter ataques de pânico sempre que tem de subir uma determinada escada no prédio onde trabalha. Do que é que você tem medo, exatamente?

A) Algo sobre aquela escadaria em particular? Então você pode ter uma fobia específica.

B) Cair escada abaixo e ser ridicularizado? Então pode ser fobia social.

C) Ter um derrame por conta de problemas cardíacos previamente diagnosticados? Então poderá ser Transtorno de Pânico.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Henrique

Olá pessoal
Tive essa doenca chata por seis ou sete anos, fiz varios exames achando q tinha problemas cardiacos, passei por varios psicologos e psiquiatras q sempre passavam medicamentos que nao funcionavam, até q descobri o medicamento q me curou. Excelente em dez dias ja me sentia bem melhor em lugares q antes era impossivel frequentar (principalmente filas de bancos e dentista), mas agora depois de algum tempo de tratamento me sinto totalmente curado.
Quem quiser entrar em contato henrique_mgri@yahoo.com.br
Às vezes a cura é tao simples e a gente fica anos nao se permitindo viver.
Abracos
Henrique

Avatar for Miguel Lucas
ANA MILET

BOA NOITE,

ESTOU LENDO SUA MENSAGEM DE RESPOSTA DO SITE, TENHO O MESMO PROBLEMA E VI QUE CADA VEZ MAIS AUMENTA . NÃO SEI O QUE FAZER. POR FAVOR ME AJUDE

Avatar for Miguel Lucas
sandra

Oi Henrique descobri ha pouco tempo esta doença e esta me matando aos poucos, já perdi meu emprego, não consigo sair de casa pra nada. por conta própria estou tomando um calmante fisioterápico que só me faz sentir calma em casa.
gostaria de saber qual foi o medico que você passou e qual o medicamento que tomou pois não aguento mais viver assim, tenho dois filhos e não posso viver assim com este medo desconhecido.

se puder me responder eu agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
dalardyel

diga_me como ficou bom

Avatar for Miguel Lucas
Ailson Nunes de Souza

Henrique gostaria de saber que remédio eficaz é esse pois sofro desse mesmo problema a anos. também faço aco, já fiz acompanhamento psiquiaatrico com uso de medicamento e acompanhamento com psicikiga sem conseguir a cura,passei um e-mail,para voce pelo meu e-,mail ailsonnunes02@yahoo.com.br, e espero resposta.

Avatar for Miguel Lucas
Gustavo

oi
O que acontece comigo é que, no começo das minhas crises de panico, sempre voltava correndo pra casa, deitava, fazia a respiração diafragmática, acabava dormindo (sempre tive facilidade pra isso) e acordava bem. Entao esse habito fez com que eu criasse a crença de que minha casa era segura (e antes das primeiras crises, eu sempre fui muito caseiro, era paranoico em relação à violencia, etc. Isso foi superado).
Já li muito sobre isso. Sei que os ataques de panico nao matam, nao enlouquecem, etc. Que sao basicamente adrenalina e noradrenalina e sempre passam. Mas o que me assusta é nao saber o que fazer se vier uma crise mais forte do que eu to acostumado num cinema, restaurante, na praia, num bar, numa viagem, etc. Independente de estar cheios ou vazios. Sei que nao precisaria de Hospital, nunca confiei no remedio e que ninguem saberia me ajudar (diferente de uma doença ´real´). Entao, esse meu medo de ficar sofrendo sempre me levou a ficar sofrendo. Crises mesmo, ja nao tenho há muito tempo, mas essas sensações incomodas, sempre que estou na rua ou em alguma atividade social com amigos. Alguém tem uma dica?
Abs

Avatar for Miguel Lucas
Cristiane Santos

Olá Gustavo sinto exatamento o que voce, o pior que em casa as pessoas as vezes não acreditam o que a gente sente, eu tenho muitas vezes tomar remedio escondido e disfarçar que pra mim estou quase infartando para não parecer que todo dia estou me sentindo mal. Bom gostaria de conversar e saber se melhorasse se tens alguma dica para fugir deste medo que sinto de ter um ataque a qualquer momento. Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Jenny

Oi Cristiane, sofro deste mal há 3 anos, mas só este ano que procurei ajuda corretamente, fui ao psiquiatra que me passou um medicamento e estou fazendo terapia. Esses dois elementos me ajudam bastante, estou conseguindo superar os medos devagar… Gostaria muito de poder ajudar. É muito sofrimento passar por isso só….
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
eloiza

Herique tbm preciso sair desta , + naum consigo, vc disse q fikou bom em 10 dias, pois me diga qual foi o tratamtento, desde ja agradeço, e um abraço. meu e-mail. lu.lu_53@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
eloiza

Herique tbm preciso sair desta , + naum consigo, vc disse q fikou bom em 10 dias, pois me diga qual foi o tratamtento, desde ja agradeço, e um abraço. meu e-mail lu.lu_53@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
monica

bom dia Henrique, gostaria de informações sobre como conseguiu superar. monicamartino@uol.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Luís Lara

Oi Mônica, você está superando isto?

Avatar for Miguel Lucas
jacqueline

ola Henrrique,gostaria de saber como voce saiu dessa. Email jacc_emiliano1513@hotmail.com.

Avatar for Miguel Lucas
r.b.s

Oi, Henrique boa noite, me diz que remédio te curou, preciso levar uma vida normal, email : rosebats@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
filipe

Ola Henrique tambem gostaria de saber qual o remedio pois sofro de Agarafobia ha 2 anos que ja nao sei mais o que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
W.S

Oi pessoal! Li esse texto e acabei me identificando, pois sofro de uma situação estranha. Sempre que saio para encontrar pessoas as quais não tenho muita intimidade fico com receio de perder o controle perto delas e começar a suar, daí muitas vezes isso acaba ocorrendo e tenho que sair do local rapidamente, antes que as pessoas percebam que estou suando, pois seria como uma humilhação suar onde não está fazendo calor. Fico ansioso, trêmulo e acabo suando mais ainda e fujo. Alguém poderia me falar algo a respeito? Obg

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Silva

Boa noite!
Conseguiu alguma forma de melhorar?
Preciso de ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
Augusto

Boa noite W.S., creio que o seu problema não seja Síndrome do pânico ou agorafobia, mas sim Transtorno de Ansiedade Social, aconselho a procurar um psicólogo e começar terapia cognitiva-comportamental (TCC). Acredito que irá lhe ajudar muito.

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Paula stein

Olá

Os sintomas relatados são de fobia SOCIAL e não de agarofobia.
Tenho fobia social e tem vários medicamentos que ajudam muito.
Comece o tratamento logo para a situação nao piorar. Em geral os tratamentos tem efeito rápido. Consulte um psiquiatra . Se nao tiver convênio médico procure o CAPS mais perto da sua casa/ cidade, pela Internet.

,

Avatar for Miguel Lucas
I nes

Boa noite
Alguem consegui resposta do Henrique ou isso foi so falso alarme?
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Lala

Gostaria de convida-los a vistarem o meu site que fala sobre crise do pânico, superação e renascimento.
Obrigada
http://sobreviviaopanico.blogspot.com.br/

Avatar for Miguel Lucas
Lena

Henrique qual foi o tratamento que fez? já estou assim há 6 anos e cada vez estou pior.
Se puder dizer agradecia

Avatar for Miguel Lucas
Jefferson

Eu tenho um problema , nao sei se é esse,me ajudem,Eu tenho 17 anos ja e nao consigo sair de casa :/ eu tenho muita vontade as vezes , mais eu não consigo msm :/ !!!

Avatar for Miguel Lucas
Patricia

Boa noite pessoal,

Leiam sobre agorafobia tambem, pois normalmente a sindrome do panico pode levar a este tipo de fobia ampla, que esta ligada a outras como claustrofobia ou o achar de uma fobia social que e muito especifica.

Tive hipertiroidismo e um quadro de ansiedade muito forte que me desencadeou um episodio de panico onde as sequelas foram diversas, devido ao panico ser essencialmente o medo de passar mal, enfim, a fobia pode levar ao panico, descubrem a sua fobia, como ameniza-la, a terapia no caso TCC terapia conignto-comportamental chega a ser eficente em 85 a 90 por cento de quem possui a agorafobia, que foi a que descobri apos 7 anos de incognitas a dificuldade que possuo.

Espero ter ajudado, ainda estou em busca de entendimentos para lhe dar ainda com a agorafobia, pratico a yoga, a respiracao ajuda muito na ansiedade, para os mais graves, procurem um psiquiatra e indicacao a terapia, e quando o quadro ficar estabilizado, tera tido a oportunidade de conhecer mais sobre voce mesmo e sabera lhe dar melhor em qualquer ambiente, seja com o controle da respiracao ou outro metodo particular que o ajude, a respiracao no momento pre mal estar, traz calma ate tranquilizar. O psquiatra que me elucidou muito e me diagnosticou com a agorafobia, que ate entao eu achava que tinha quadros de panico, o que esta intrisicamente ligado, e como se fosse a sequela do panico, mas ha percentuais menores de agorafobia que podem vir sem o panico – Dr. Marcos da Costa Leite tel. 20912723.

Avatar for Miguel Lucas
Tânea

Ola eu sofro com esse problema já faz 13 anos, tenho melhoras mas quando vem as racaidas é pior pois uma crise nunca é igual a outra, fico sempre sem falar pois tenho medo de dizer quando estou tendo uma crise, parece que se eu falar vai acontecer então vem o medo de as vezes nem querer levantar da cama por medo de vir outra crise, venho vivendo com isso como disse já faz 13 anos… A primeira vez que me deu eu estava dentro de um onibus vindo se São Paulo eu deixei o Motorista louco ,pois fiz ele parar o onibus tive a sensação de que o onibus fosse bater e minhas vistas começou a embaraçar, minhas mãos ficou frias e quente ao mesmo tempo, e uma bola na garganta que não deixava eu respirar direito, meu peito doia minhas pernas ficou bamba, meu coração parecia que ia sair pela boca, dessa dia pra ca venho fazendo tratamento com vários remédios, com vários rémedios e como disse tenho melhoras mas nunca tive um dia se quer que eu levanto e não tenho medo de ter uma crise… Tenho amigas que teve isso, e teve melhoras, Me pergunto por que gostaria de ficar pelo menos 1 més de tranquilidade de esquecer que tenho isso, mas não esta em mim tento fazer varias coisas pra poder ver se me ajudo, mas ela vem do nada, e tem uma coisa agora tem uns 5 anos tenho muitas dificuldades para engolir as vezes acho que vou engasgar é muito triste, gostaria de um Remedio que me ajudasse

Avatar for Miguel Lucas
Maria H. Dias

Tânia , eu tenho um problema deste na família , voce tem que tratar do corpo , mas tem que tratar da alma junto .Procure a sua igreja , explique seu problema e peça oraçoes diárias , mas vá até lá para que orem em voce . Não importa a igreja , mas se entregue nas mãos de Jesus , foi assím que esta pessoa da minha família melhorou muito , mas faz o tratamento com o psiquiatra direitinho , e Graças à Deus conseguiu fazer faculd. , tirou carta , comprou seu próprio carro , dirige pra todo lado , só ainda não consegue sair na rodovia , mas temos FÉ EM DEUS que ele vai alcançar mais esta graça . FORÇA MINHA AMIGA , ACREDITA QUE JESUS NUNCA TE ABANDONARÁ …..VOCE VAI CONSEGUIR . ( NÃO ESQUEÇA …… TRATAR DO CORPO E DA ALMA ) ABRAÇO……E FÉ …..

Avatar for Miguel Lucas
Waldeir

Boa tarde!!!
Eu gostaria de saber o que eu posso fazer para ajudar alguém que sofre deste problema???

Avatar for Miguel Lucas
rosana mello

ola sou rosana tenho 25 anos, eu sofro desse problema algum tempo nao sei como mas nao consigo andar de onibus nem ir ao cinema nem andar de trem nem lotação nem passar em portas giratorias de banco ne escadas rolantes de shopping me sinto incapaz pois sao coisas normais da vida q qualquer um consegue fazer menos eu pq existe isso me vejo em desespero pq muitas das pessoas q comento sobre meu problema dao risada sendo q eu acho uma doença bem grave sinto q vou morrer todas vezes q vou desafiar meu medo mas sempre acabo me frustrando pois nao consigo me curar queria tanto conseguir me curar parece q sou uma pessoa incapaz toda vez q me da essas crises sinto a sensação q vou morrer me desespero e nao sei o q fazer mas no momento ja consigo trabalhar mas é a unica coisa q consigo fazer e por nao andar de onibus e nem um tipo de condução meu marido me ajuda me levando a lugares mas é terrivel sempre depender de alguem por ser incapaz me ajudem quem ver e puder me ajudar peço de coração sei q preciso de tratamento mas comecei a trabalhar faz um mes e fica dificil eu ir afinal contas e filho me esperam sempre para mante los em dia se puder me mandei um e mail para me ajudar E-Mail:rosana25cms@gamil.com

Avatar for Miguel Lucas
rosana mello

ola sou rosana tenho 25 anos, eu sofro desse problema algum tempo nao sei como mas nao consigo andar de onibus nem ir ao cinema nem andar de trem nem lotação nem passar em portas giratorias de banco ne escadas rolantes de shopping me sinto incapaz pois sao coisas normais da vida q qualquer um consegue fazer menos eu pq existe isso me vejo em desespero pq muitas das pessoas q comento sobre meu problema dao risada sendo q eu acho uma doença bem grave sinto q vou morrer todas vezes q vou desafiar meu medo mas sempre acabo me frustrando pois nao consigo me curar queria tanto conseguir me curar parece q sou uma pessoa incapaz toda vez q me da essas crises sinto a sensação q vou morrer me desespero e nao sei o q fazer mas no momento ja consigo trabalhar mas é a unica coisa q consigo fazer e por nao andar de onibus e nem um tipo de condução meu marido me ajuda me levando a lugares mas é terrivel sempre depender de alguem por ser incapaz me ajudem quem ver e puder me ajudar peço de coração sei q preciso de tratamento mas comecei a trabalhar faz um mes e fica dificil eu ir afinal contas e filho me esperam sempre para mante los em dia se puder me mandei um e mail para me ajudar E-Mail:rosana25cms@gmaill.com

Avatar for Miguel Lucas
carlos pavia

Bom dia Henrique! A já alguns anos que tenho Agorofobia, já tive consultas de psicologia e psiquiatria, mas o problema acaba sempre por voltar, tenho muita dificuldade em controlar-se, e evito viajar e frequentar ambientes com muita gente.
Agradecia a tua ajuda.
Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo Silva

Boa noite,

Acabei de enviar email para o Henrique,
alguém recebeu alguma resposta?

Alguém tem alguma dica útil?

Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Maria Marreiros

Eu sofro de agorafobia há mais de trinta anos . Já muito tempo que não espero cura.Se melhorar já é bom. Já experimentei de tudo. Desde tratamentos ao vivo com o Dr. Afonso de Albuquerque a psicologos, psiquiatras ,neorologistas, tantos que já perdi a conta. Tambem tenho ataques de panico.
Se alguem me der alguma dica eu experimento mais essa!….

Avatar for Miguel Lucas
Ailson Nunes de Souza

Escrevi para o e-mail de Henruqe pedindo a ele que me indicasse o que ele fez para ficr curado em dez dias, pois sofro com esse problema que atormenta muito, uso medicamentos, já fiz acompanhaento com psicologa contudo não obtive a cura, pelo que vejo ele não resondeu a nenhuma das pessoas que fez o mesmo pedido que eu, ceio que quem sofre com esse problema faria o que fosse possvel para se curar.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula Vasconcellos

Eu mandeu um e-mail para o Henrique a quase dua semanas e até agora não obtive nenhuma resposta. Só acho isso muito injusto com todos aqui.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá a todos,

Vejo que ficaram muito empolgados com o comentário do Henrique. Não quero colocar o que o Henrique disse em causa, mas percebam que não existe nenhum medicamento para tratar a agorafobia, o que pode existir são fármacos para baixar os níveis de ansiedade, ou seja, que atenuam os sintomas. Por vezes, por querermos encontrar o medicamento milagroso, deixa-se de fazer aquilo que deve ser feito, que é aprender a lidar com os sintomas incómodos e perceber que a forma como interpretam os sintomas sentido, é que aumenta ainda mais o sofrimento sentido.

Aqui mesmo no blog e escrito por mim você têm imenso conteúdo sério que pode ajudar a melhorar, mas na verdade, continuam na esperança de algo milagroso, acreditando sempre em curas rápidas. Isso não existe, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Por isso, para quem sofre e não vê melhorias, deve procurar ajuda de um profissional e não em informações "mágicas".

Aproveito e deixo um link do meu livro: http://www.livroataquesdepanico.com/

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Jane

Só existe Um Ser que pode ajudar vocês, procura e acharas, busca e encontrara, as vezes isso é só um caminho que Ele encontrou para fazer você encontrar a Ele, foi dessa forma que o meu esposo conseguiu a Paz tão esperada.

Avatar for Miguel Lucas
Patrícia

Gostaria de saber mais. Apresento esses sintomas;

Avatar for Miguel Lucas
Adriano Dutra Lopes

Olá!
Eu já tenho este problemas a mais de 10 anos, no entanto procurei sozinho os porquês de tudo isso. Posso lhe garantir que a conversa ajuda muitoooooo , principalmente com aqueles que se encontram na mesma situação.
Hoje sou servidor público , já passei em mais de 3 concursos públicos, uso remédio controlado a quase 20 anos , comecei com 16 anos. Não posso afirmar que tenho 100% do meu controle emocional, afinal vivemos em uma sociedade moderna que é muito dinâmica.

Caso queira conversar, mande e-mail:
adrianoeconomista1979@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Gustavo

Boa noite a todos,
Posso falar que entendo um pouco do assunto, tenho pânico há mais de 10 anos eu acho, ja faz tanto tempo que não lembro mais quando foi minha primeira crise.
Eu busco o que todos aqui querem, uma forma milagrosa, um remédio, qualquer merda que melhore nossos sintomas, mas posso falar que isto não existe, eu pelo menos ainda não encontrei. O que posso falar que adianta é fazer um trabalho conjunto de remédios e terapias, se vc não consegue ir numa terapeuta aprenda a meditar, o único que pode resolver seu problema é vc mesmo, ninguém melhor para ir a fundo e descobrir a real causa e aceitar isso. Não é fácil mas longe de ser impossível.

Avatar for Miguel Lucas
andrea

Henrique qual foi o medicamento que tomou???meu filho está sofrendo muito!Quero ajudá-lo

Avatar for Miguel Lucas
Maria H. Dias

Por favor minha amiga , não se desespere acredita em Jesus , leve o ao psiquiatra , e também na igreja ou uma casa de oração . O tratamento tem que ser junto , Tomar o medicamento certinho e muita oração. ( O RESULTADO É MARAVILHOSO ) falo por experiencia própria .

Avatar for Miguel Lucas
Miriã

Gente eu tbm sofro disso, e realmente seria mt bom ter contato com alguem q passe pela mesma situação que eu.. assim como todos eu espero uma "cura magica" porém penso eu q conversar com alguem q esteja na mesma situação que eu possa me direcionar a ter mais calma e mais controle, afinal de contas magica na existe so nos podemos nos curar ,quem puder entrar em contato cmg por e-mail agradeço

mimi_rendof@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Adriano

Olá!
Eu já tenho este problemas a mais de 10 anos, no entanto procurei sozinho os porquês de tudo isso. Posso lhe garantir que a conversa ajuda muitoooooo , principalmente com aqueles que se encontram na mesma situação.
Hoje sou servidor público , já passei em mais de 3 concursos públicos, uso remédio controlado a quase 20 anos , comecei com 16 anos. Não posso afirmar que tenho 100% do meu controle emocional, afinal vivemos em uma sociedade moderna que é muito dinâmica.

Caso queira conversar, mande e-mail:
adrianoeconomista1979@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
eloisa

Olá, eu sou uma adolescente que tem muito medo de sair de casa.. Sempre fico imaginando se eu passar mal ninguem vai me socorrer… Sempre antes de sair de casa pra qualquer lugar ate na escola eu fixi suando frio e com enjoos por favor alguem pode me ajudar? Eu falo com minhafamilia que eu estou sentindo mal quase todo dia e ninguem acredita rm mim. Por favor alguem me ajuda Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Adriano

Olá!
Eu já tenho este problemas a mais de 10 anos, no entanto procurei sozinho os porquês de tudo isso. Posso lhe garantir que a conversa ajuda muitoooooo , principalmente com aqueles que se encontram na mesma situação.
Hoje sou servidor público , já passei em mais de 3 concursos públicos, uso remédio controlado a quase 20 anos , comecei com 16 anos. Não posso afirmar que tenho 100% do meu controle emocional, afinal vivemos em uma sociedade moderna que é muito dinâmica.

Caso queira conversar, mande e-mail:
adrianoeconomista1979@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Maria H. Dias

ELOISA , por Deus peça à sua mãe para que leia estes comentários , Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
jcp

Olá, tenho agorafobia e panico há maid de 20 anos.nao acredito em remedios milagosos e sim em meditaçoes acompanhadas de um proficional.Embora anos dormindo com o inimigo EU comecei agora o tratamento,e alguém falou também sobre uma respiração fragmática,e que tive realmente (ainda aos 27 anos ) o prazer de conhecer e aplicar, e não foi diferente comigo, eu acabei pegando no sono.vamos á: Eu comecei a fazer a terapia por mim e meus filhos e esposa, a verdade é que quando somos acometido por isso levamos juntos toda a nossa família.Certamente um de nossos filhos vai ou podem desenvolver o mesmo ou sintuação parecida, afinal a convivência , ás crises, tudo isso acabam deixando as cabecinhas deles muito confusas,ou acabam por tomar responsabilidades que não seriam pra suas idades.bom acho que ninguém gotaria de ver seu filhos tomando responsabilidades que seriam nossas!!Epero ter contribuído !!

Avatar for Miguel Lucas
gislaine

Ola gostaria de saber qual remedio tomar . ja tenho este problema a 5 anos. Por favor se alguem sabe de algum remedio fitoterapico me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
Washington Cury

Eu vivo com o pânico há 6 anos… sempre tive medo de ter pânico longe de hum hospital ou não esta com o Rivotril em mãos…. Mais conheci um psiquiatra que me receitou o remedio q mudou minha vida…. Mudou de tal forma q hj tenho uma vida normal e mts vezes brinco com o passado… mais ainda assim.. levo o Rivotril comigo… pois mesmo não usando, me sinto mais seguro assim…
Ps: O nome do medicamento q Me trouxe d volta a vida e RECONTER do laboratório IBBIS

Avatar for Miguel Lucas
Marcia

Boa noite. Gostaria de sabe se esse medicamento vende em qualquer farmácia ou temos que encomenda. E só vende com receitas médicas é….
Sofro com isso as 3 anos. E já medicamento mais… Por favor mim responda

Avatar for Miguel Lucas
Cristiane Rocha

Oi Marcia me passa teu email para podermos conversar sobre esta doenca infelizmente eu tenho ela também mas esta se agravando com o tempo, tomo rivotril sempre que acho que vou ter um ataque cardiaco ou quando começa meu medo. Preciso compartilhar o que sinto ja que em casa meu marido não me ouve. Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Adriano

Olá! Bom dia!

Também uso Rivotril a quase 20 anos, sei muito bem sobre as causas e efeitos sobre ele.
Se quiser manter contato, mande-me e-mail:
adrianoeconomista1979@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Gabriela

Oi pessoal, eu estou tentando superar o pânico e a agorafobia. Vi que muitos aqui estão realmente precisando de ajuda, tenho frequentado um grupo de ajuda na APORTA – Associação do Portadores de Transtorno de Ansiedade. Quem não sabe por onde começar super indico!

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Boa noite!

Fiz 14 cirurgias de 2008 até agora. Desde então fui me isolando do convívio socia por estar encostado pelo INSS. Passei por alguns psicólogos e psiquiatras, pois suspeitavam de depressão. Já tomei a maioria dos remédios citados acima. Em maio desse ano, troquei de psicólogo, psiquiatra e de cidade. E após exames específicos, descobri hoje, que estou com "agorafobia". Caso alguém queira entrar em contato comigo afim de trocarmos experiências. Segue meu e-mail: rodrigoreisvieira2@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Nataly

Bom gente minha primeira crise do pânico foi mais ou menos com uns 8 anos lembro como se fosse ontem,veio do nada minha família me levou ao hospital e fui embora de lá sem respostas pois ninguém soube ao certo oque eu senti,no momento não consigo sair mais de casa tenho 21 anos um filho e sou casada ,se saio pra comer e vejo muita gente começo a sentir calafrios,enjoos ,dores na barriga ,diarreia, corro pro banheiro aonde eu estiver,não consigo ficar perto de muitas pessoas,não consigo andar de ônibus,nem de metro e se saio de carro começo a passar mal se estou longe de casa ,por muitas vezes tive que voltar pra casa pois até tinha que inventar que não estava bem pra não contar para pessoas e elas me julgarem ,não sei mais oque eu faço a única coisa que sinto no momento é faço e dormir, meu filho tem 3 anos e eu não levo ele pra passear pois aonde vou com ele passo mal ,não aguento mais alguém me ajuda ,não quero ficar refem de remédios

Avatar for Miguel Lucas
Tami

Sofro com isso a 1 ano, hoje depois de uma crise no supermercado com o meu filho, voltei pra casa e descobri. tenho agorafobia.
Acredito que tudo isso começou no ano passado depois de um assalto ao meu estabelecimento e outros fatos que aconteceram…
Tenho um filho de 5 anos, não consigo leva-lo ao pediatra, não consigo leva-lo ao hospital se preciso… já não saio de casa 🙁

Avatar for Miguel Lucas
bethsetembro25@hotmail.com

o que me fez sarar apos 7 meses foi sertralina com rivotril respiração e eu mesma decidi que nao ha medos enfrentei com mta veemencia e disse nao vai fazer parar a vminha vida essa doença.

A cura esta entro de vc esta mais perto do que imagina seja mais forte do que a doença.

Avatar for Miguel Lucas
Thiago

Não posso andar de carro, de ônibus e de avião, pois fico com falta de ar, vontade de sair do carro em movimento e não vejo a hora de sair. Por favor, me ajude!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Eu sofri com isso durante 3 ou 4 anos e sei o qto esse problema prejudica e limita a vida.

fiz 12 seçoes com uma psicologa e hj estou bem melhor. O segredo para se livrar desse problema é ENCARAR o seu medo porém aos poucos até recuperar a confiança novamente.

abraços a tds vcs desejo que tds se recuperem

e-mail ricardo.mille@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Boas. Eu ha 23 anos que sofro de ansiedade,mas havia uns 7-8 anos que nada,pensei que tivesse sumido,usava sempre um diazpam, no bolso quando saia,chegava a casa ia para o lixo ,e pensava,mais um dia sem precisar de ti,e assim pensei que me tivesse curado. Ha 8 meses tive uma tendinite num ombro acordei de madrugada assim,fiquei paralisado ate á cintura,fiz fisotrapia,com o correr dos dias começou a vir umas tonturas/vertigens,depois um zumbido no ouvido do lado da tendinite,assustei-me veio a velha ansiedade,mas como nunca.

Pensei que fosse lambirite ou miniere,fui ao otorrino,apos fazer todos os exames ao ouvido,tac e ressonancia magnetica ao cranio e nada,fiz tambem um eco-doppler á cervical e nada,fui a um neuroligista que me receitou paroxetina,vi varios comentarios que é uma droga terrivel,entao nem cheguei a tomar. ressumindo,estou ha 8 meses sem sair de casa,nao acho que tenha depressao,pois nos breves momentos 5-10 minutos que estou bem por dia sem vertigens fico feliz,assim que voltam começa tudo de novo,ansiedade. ate ja fiz acunpultura e tambem nada. ja nao sei o que fazer mais,mas assim nao é viver,em sofrimento constante

Avatar for Miguel Lucas
Erica

Bom dia pessoal
Experimentem a medicina complementar energerica. Quem precisa tomar remedio, tente homeopaticos, mas experimentem sessoes de eft (emotional free technical), psicoterapias, experet florais, busquem acreditar em algo maior (Deus ou o q vc decidir), façam o q puderem pois o equilibrio do esperito alinhado ao corpo e a mente parecem fazer todo sentido. Sei q eh dificil por ser algo mto abstrato, mas a diferenca eh visivel… Remedios ajudam mas precisamos aos poucos viver sem eles, e esse caminho pode ajudar! Eft, reike, meditacao, coisas q voltem vc pra vc mesmo, auto comhecimento e autocontrole! Um forte abraço a todos.

Avatar for Miguel Lucas
Wilma

Olá! Gostaria de saber como conseguiu superar. Eu não saio de casa sozinha, tenho medo de passar mal, pelo fato de ter passado mal algumas vezes fora de casa e sozinha. Estou tentando voltar a minha vida normal , mas não tem sido fácil. Faço terapia com a psicanalista, não tomo remédios, pois não tenho mais a crise de pânico, apenas sinto desconforto, mas com a respiração consigo melhorar. Bom preciso sair sozinha, pegar um transporte, ter uma vida como uma pessoal normal consegue fazer suas atividades. um abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Ola pessoal, estou a uns 5 anos em tratamento sob diagnostico de TOC, Fobia Social e Síndrome do Panico e, recentemente, tenho notado que não consigo me sentir seguro na rua sem uma pessoa que tenho mais afinidade. tenho a sensação que, muitas pessoas que conheci ao longo desses últimos anos e que tinha certa interação estão criando pensamentos negativos a meu respeito. muitos deles, eu comprimento e eles não.. isso veio me causando certo constrangimento e, muitas vezes, me sinto inseguro de fazer qualquer coisa que poderia ser simples de fazer por não saber como reagir naturalmente.. desejava voltar aos estudos e a trabalhar mas tenho receio de não conseguir me aliviar dessa sensação desagradável, gostaria de saber o que eu poderia fazer para me sentir mais seguro!

Avatar for Miguel Lucas
Jailane

Sofro com essa doença à anos, já frequentei médicos passei um tempo em acompanhamento com a psicóloga, tomei antidepressivo e o resultado nenhum.Meu caso é que não consigo escrever em público fico trêmula, acelera o coração, começo a suar, e isso tem me prejudicado muito pois em qualquer lugar onde tenho que escrever eu fico apreensiva em ir.Evito bancos, escolas, reuniões qualquer lugar onde eu tenha que assinar eu tenho essa crise.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Olá Meu nome é Paulo, li todos os comentários e me identifiquei com com quase tudo , sinto os mesmo problemas que muitos aqui , como por ex, evito andar de ônibus ,pegar filas em geral, restaurantes, lanchonetes, ir para lugares distantes sozinho e etc… Se estou dirigindo e me deparo com um congestionamento também me desencadeia um ataque de ansiedade , as vezes consigo controlar e outras não , percebi que acabei desenvolvendo uma especie de ´´ Medo do medo´´ e isso é horrível extremamente limitante, não sei onde isso vai parar, sofro com isso a mais de 10 anos , minha luta diária e tentar controlar essas sensações desagradáveis , amanha mesmo, vira um rapaz em casa para irmos ate um órgão do detran para resolvermos umas documentações em relação a um veiculo que lhe vendi, ele vira me buscar e iremos em seu carro e nem preciso dizer como ja estou me sentindo . Uma coisa e certa, conversar com quem sente as mesma coisas que vc de uma certa forma faz muito bem! Vou deixar meu e-mail se alguém quiser conversar estarei sempre disponível ! paulobenicio_@hotmail.com

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *